Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Conciliação de vendas no Cartão de Crédito em Reforma de Pneus e Auto centers
< Voltar

Conciliação de vendas no Cartão de Crédito em Reforma de Pneus e Auto centers

07/06/2023 |   Gestão Tecnologia Reforma de Pneus Recapagem de Pneus Reformadoras

Conciliação de vendas no Cartão de Crédito em Reforma de Pneus e Auto centers

Cada vez menos os meios físicos de pagamento (cheque e dinheiro) tem espaço nas operações de recebimentos das empresas de Reforma de Pneus e Auto e Truck Centers, em contrapartida, os meios digitais, tais como Cartão de Crédito, Débito e Pix, se tornaram os queridinhos dos consumidores e tem ganho espaço crescente, isso muito por conta da segurança e da praticidade que os mesmos oferecem.

 

Essa tendência vem se consolidando e junto com ela surgem novos desafios e novas necessidades de controles e adequações na gestão das empresas, a fim de bem gerir seus recebíveis.

 

Nesse conteúdo vamos explorar um pouco mais sobre os desafios comuns na gestão dos valores oriundos de vendas através de cartões de crédito e débito e as implicações que as empresas que não o fazem estão sujeitas.

 

 

Desafios para as empresas de Reforma de Pneus e Auto e Truck Centers

 

Erros nos repasses (repasses faltantes), taxas diferentes das negociadas, operações não processadas pelas operadoras de cartão de crédito, fatos como esses são mais comuns do que se pensa e a única forma de se identificar esse tipo de falha é realizando a conciliação, ou seja, fazendo a conferência dos valores que deveriam ser creditados da conta, com o que realmente foi creditado pelas operadoras de cartão de crédito.

 

Além do grande volume de operações para conferir, outro desafio é que dependendo da bandeira do cartão e da operação (crédito ou débito), as tarifas negociadas podem ser diferentes, assim como, o número de dias de liberação dos valores varia, fazendo com que a empresa tenha que optar por custear um(a) profissional, que envolve salários, benefícios, férias, encargos e etc, para realizar o correto controle, ou abrir mão da conferência e aceitar que poderá ter prejuízos muitas vezes bem maiores.

 

Muitas empresas, seja pela falta de conhecimento ou pela comodidade, acabam ficando na segunda opção, e ai como diz a poesia de Luiz Vaz de Camões: “É ferida que dói, e não se sente”.

 

Implicações da falta do controle das vendas via cartão de crédito e débito

 

Não sentir ou não perceber o prejuízo é nesse caso um problema muito sério, pois poderá doer e comprometer seriamente a lucratividade da Reformadora de Pneus / Auto Center ou Truck Center.

 

A alguns dias conversando com um cliente, ele me relatou que descobriu vários casos de taxas exorbitantes que simplesmente comprometiam a lucratividade de algumas vendas, e um caso bastante curioso: o crédito de algumas vendas eram direcionados a um conta digital da operadora, ou seja, o valor que deveria ser creditado na conta bancária havia sido disponibilizado nesta conta digital em nome do cliente, mas o mesmo não havia sido comunicado disso, logo, não sabia do valor.

 

Ao mesmo tempo que ele tinha aquele valor parado sem rendimentos em um conta digital sem ter conhecimento, estava contratando empréstimo e pagando juros ao banco para ter o giro necessário para o mês.

 

Tomamos conhecimentos de vários outros casos, como vendas que não são creditadas, ou que foram estornadas, tarifas diferentes das negociadas, todas elas resultam em prejuízos e consequentemente, falta de competitividade frente a concorrência e queda nos lucros das empresas.

 

Ter uma ou mais pessoas responsáveis por processar e conferir todos esses lançamentos de venda através de cartões de crédito e débito, embora tenha a vantagem de trazer a luz essas divergências e evitar tais prejuízos, geram altos custos com salários, benefícios e encargos desses profissionais, além de que, sobrecarregam a equipe, que poderiam utilizar melhor o seu tempo para outras atividades dentro da empresa.

 

A melhor saída para evitar essas perdas e reduzir custos passa pela organização e conciliação através da tecnologia:

 

 

Como o Sistema Junsoft resolve?

 

A Junsoft conta com um sistema ERP completo, onde as vendas através de cartão de crédito e débito podem ser realizadas através do TEF ou as tradicionais maquininhas POS.

 

A vantagem do TEF em relação ao POS são a agilidade e segurança, pois o sistema já comunica o valor exato da venda, evitando erros ocasionais e intencionais, assim como só libera a venda após o processamento do recebimento, porém, mesmo sem o TEF é possível automatizar o processo de conciliação das vendas via carrão de crédito / débito.

 

Todos os dias, através da conciliação digital e automatizada da Junsoft, o operador pode importar os retornos oriundos da operadora de cartão de crédito (Exemplo: Rede, Cielo), onde o sistema apresentará um demonstrativo com os valores previstos e realizados, onde será possível visualizar possíveis divergências nos valores creditados, tudo isso em poucos segundos.

 

 

O que sua empresa ganha com a conciliação automatizada das vendas de cartão de crédito e débito?

 

A garantia de receber os valores de 100% das vendas via cartão, bem como, de não pagar taxas abusivas é um dos resultados que a conciliação automatizada oferece.

 

Além disso, podemos ainda citar a eliminação de erros humanos e a redução de custos de profissionais envolvidos nas tarefas de conferência manual.

 

Mais organização, controle e informações fidedignas, para utilizar inclusive em negociações por taxas mais vantajosas junto as operadoras de cartão de crédito, são um plus que podem representar um incremento importante nos lucros no final do mês.

 

Clique aqui para conhecer a solução de conciliação dos recebíveis de cartão de crédito da Junsoft.

 

 

Sobre a Junsoft

 

A solução completa: A Junsoft é líder em sistemas para o segmento de Reforma de Pneus e especialista em Auto e Truck Centers. Saiba mais clicando aqui.

Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344