Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Reforma de pneus: a indústria verde que vale
< Voltar

Reforma de pneus: a indústria verde que vale

25/09/2017 |   Gestão Economia Reforma de Pneus Sustentabilidade Ecologia

Reforma de pneus: a indústria verde que vale
O Brasil é, atualmente, o segundo mercado mundial de reforma de pneus. Há mais de 60 anos, recebe a tecnologia dos principais países europeus e Estados Unidos, atingindo altos índices de qualidade.
 
A compra de um novo pneu pode ser cara, além de trazer consigo consequências ambientais impensadas; Estas são algumas das razões pelas quais a reforma de pneus vem ganhando popularidade e tornando-se a primeira alternativa dos consumidores.
 
Além desta qualidade, uma das razões que mostram porque a indústria verde vale quando o assunto é a reforma de pneus, é a economia e a valorização ecológica que este tipo de atividade é capaz de proporcionar.
 
A reforma de pneus fornece incalculáveis benefícios ao meio-ambiente, ao evitar a extração de novas matérias-primas e promover a utilização daquelas já empregadas. Há também o impacto econômico neste reaproveitamento de materiais.
 
Assim, se deseja saber quais são os motivos que tornam a reforma de pneus uma alternativa viável e uma revolucionária proposta em sustentabilidade, acompanhe esta postagem e não deixe de considerar o método em sua futura troca:
 
Os dados estatísticos da reforma de pneus
 
Existem no Brasil hoje, 1.600 empresas reformadoras de pneus. São gerados, ao todo, 50.000 empregos diretos com esta atividade. De forma indireta, os números ultrapassam a casa dos 100.000.
 
Um outro dado relevante, nos informa que os pneus são hoje um dos principais custos no transporte rodoviário brasileiro. A alternativa de reforma de pneus mostra-se relevante, não apenas pela geração de empregos, mas também por todas as suas outras qualidades. Por exemplo:
 
- O rendimento quilométrico do pneu reformado é equiparável a um novo.
- O pneu reformado, é 75% mais econômico para o consumidor.
- O pneu reformado reduz em 57% o custo/km para o setor de transporte.
 
Quando comparados os dados de reformadoras de pneus com àqueles das fábricas que produzem pneus novos, há o indicativo de que a reforma de pneus produz 30% menos gás carbônico (Co²) que a fabricação de novos.
 
Fica claro entender o motivo porque esta atividade vem assumindo tamanha expressividade e relevância, ao empregar a qualidade na execução do serviço, com o máximo respeito possível aos recursos energéticos e ambientais.
 
Os benefícios da reforma de pneus

 
Através dos dados estatísticos apresentados, tornam-se evidentes os motivos pelos quais a reforma de pneus é importante: Além de economia, ela é ecologicamente correta.
 
Pouquíssimas são as atividades produtivas que contemplam tão bem o conceito de sustentabilidade. Esta qualidade de “ser sustentável” é uma característica inerente à reforma dos pneus.
 
Isto porque, ao se dar a reforma do material, são impedidos que recursos sejam investidos na produção de novos pneus e, consequentemente, menos poluentes lançados à atmosfera.
 
O pneu reformado é capaz de economizar até 57 litros de petróleo e reduzir o consumo energético em até 80%, quando comparado a produção de novos pneus.
 
Assim, se pudéssemos listar as vantagens desta atividade, apontaremos como as principais:
- A reforma de pneus evita o desperdício, reaproveitando materiais que oferecem danos ao meio-ambiente;
- A qualidade e o desempenho de pneus reformados são equiparáveis aos novos;
- Os pneus reformados são mais baratos: Eles custam até 40% menos que os novos;
- Esta atividade gera um número elevado de empregos diretos (em torno de 50.000) e indiretos (mais de 100.000);
- Reduz em 57% o custo/km, além de apresentar a redução de quase 80% nos gastos com a matéria-prima.
 
Como saber se preciso reformar o meu pneu?
 
A necessidade de reforma de um pneu poderá variar de acordo com o seu tipo. A recomendação dada por especialistas, no entanto, afirma que eles devem ser trocados ao atingir entre 3 ou 4mm de borracha.
 
O mais indicado neste caso, é que você procure pela orientação de um profissional qualificado, que realizará a verificação de seu veículo e informará sobre as medidas necessárias a serem tomadas.
 
Somente com a avaliação do profissional, busque pela empresa que fornecerá a solução que está buscando para a realização deste tipo de serviço.
 
Como escolher o local para a reforma dos pneus
 
Visando obter os melhores e mais seguros resultados, é preciso buscar por uma reformadora especializada e que saiba aplicar adequadamente as técnicas necessárias a realização desta atividade.
 
É importante que a empresa possua o selo do INMETRO, indicando que os devidos testes foram realizados e àquele local é certificado dentro de parâmetros específicos de qualidade e segurança.
 
Ao escolher o local adequado, não deixe de sanar as suas dúvidas sobre o processo da reforma de pneus e o tempo levado para a conclusão do serviço.
 
O que fazer com as carcaças inservíveis?

 
Estima-se que o pneu tenha três vidas-úteis: Além de sua forma nova-original, ele poderá ser reformado duas outras vezes.
 
No entanto, chegará o momento em que a sua carcaça não apresentará mais utilidade. Nesta hora, é preciso encaminhar os resíduos ao local adequado. Assim como as demais vantagens oriundas da reforma, os pneus inservíveis poderão encontrar destino junto aos outros resíduos desta atividade.
 
Os resíduos são encaminhados pelas próprias reformadoras de pneus à ecopontos, onde será dada utilidade a cada um deles, que podem servir de matéria prima para diversos novos produtos.
 
Não se deve abandonar um pneu de forma inadequada, pois o mesmo servirá de abrigo a animais e a procriação de diversos vetores de doenças.
 
Além disso, poderá haver o risco de incêndios. Atente-se a estes detalhes, pois são de extrema relevância à preservação ambiental e a segurança da comunidade.
 
Não resta dúvidas de que a reforma de pneus é benéfica para todo o coletivo. Através desta atividade reformadora e sustentável, é feito o reaproveitamento de materiais que poderiam causar danos ao meio ambiente.
 
A reforma impede que sejam extraídas matérias primas de fontes não-renováveis, ao promover o reaproveitamento das matérias extraídas anteriormente. Possui o caráter de ser benéfica tanto ao fornecedor, quanto para o consumidor deste tipo de produto.
 
Economia e ecologicamente correta, a reforma de pneus é sem dúvidas uma das melhores alternativas para quem busca estar em coerência com os pilares da preservação ecológica e visam fazer uma boa economia. 

CONFIRA AQUI: LOGÍSTICA REVERSA NO SEGMENTO DE PNEUS. 
 
Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344