Como tornar o Processo de Reforma de Pneus Integrado
24/08/2017 |
Gestão
Reforma de Pneus
Para reutilizar um pneu, ele precisa passar por um processo de reforma de pneus. Mas, até ficar em condições de uso, é preciso que ele se submeta a alguns processos.
Para explicar um pouco melhor como esse processo funciona, vamos mostrar as etapas pelas quais ele precisa passar dentro de uma reformadora de pneus até chegar a seu resultado final.
Após seu recebimento, o pneu percorre o seguinte caminho:
- Limpeza e Secagem;
- Primeira Inspeção;
- Processo de Raspagem;
- A Escareação;
- Reparos;
- Enchimento;
- Novo Processo de Inspeção;
- Banda de Rolagem (que ocorre após o processo de aplicação de um produto aderente);
- Vulcanização;
- Último Processo de Inspeção;
- Liberação;
Cada uma dessas etapas é extremamente importante para que ocorra a reforma completa do pneu, e por isso, faz-se necessário que todos estes setores estejam integrados, para que juntos, consigam alcançar um bom resultado.
Mas como fazer isso? Esta é a dúvida de muitos empresários que desejam otimizar os serviços em sua reformadora. Mas integrar os processos que envolvem uma reforma de pneus, nem sempre é fácil.
E se você também apresenta essa mesma dúvida e deseja saber como manter o processo de reforma de pneus da sua empresa integrado, continue lendo esse post e saiba mais sobre esse assunto!
O que a Falta de Integração pode Causar ao Processo de Reforma de Pneus?
A falta de integração no processo de reforma de pneus é um problema comum das recapadoras, pois diversas empresas sofrem com essa situação, que trazem como consequência, problemas como queda de produtividade, perca de tempo na entrega do serviço, dentre outros.
Além disso, podemos dizer que essa falta de integração entre os setores pode trazer muitos riscos para o seu resultado final, principalmente, em relação à segurança dos seus clientes.
Por exemplo, se durante o processo escareação ou de enchimento, algum orifício deixar de ser vedado corretamente, isso pode trazer sérias consequências a quem for utilizar o pneu reformado.
Por outro lado, se este erro for constatado ainda na reformadora, mas apenas no final de todas as etapas de reforma do pneu, poderá haver um grande desperdício de material e tempo.
Vale lembrar também que quando uma pessoa adquire um pneu para seu veículo, mesmo sendo reutilizado, ela acredita que está adquirindo um produto de qualidade e que isso vai lhe trazer a segurança necessária que ela precisa enquanto estiver utilizando esse produto.
Quando uma reformadora não apresenta seus processos integrados, fica praticamente impossível dar essa garantia para o cliente, o que faz a credibilidade da sua marca despencar no mercado.
Portanto, é fundamental buscar meios promover essa integração no processo de reforma de pneus.
Como fazer para integrar os processos na Reforma de Pneus
Cada um dos setores já citados no começo desse artigo é responsável por uma etapa que o pneu vai passar enquanto estiver nesse processo.
Por isso, manter um controle dessas etapas é essencial. Se cada setor se responsabilizar por determinada área, e ainda, conseguir estar atento à próxima etapa do processo, isso poderá evitar desde erros simples, até algo que compromete a qualidade e segurança do produto final.
Mas o que de fato poderia ocorrer para que todos esses setores conseguissem funcionar integrados?
Listamos abaixo alguns pontos que devem ser considerados os principais e, por isso, precisam ser aplicados para que alguns problemas durante a reforma dos pneus sejam solucionados antes de seguirem para a próxima fase. Confira:
1 – Todos os funcionários devem ser conscientizados da importância dessa integração
É claro que se algo sair errado durante a reforma de pneus, os funcionários que estão executando o serviço, devem responder por isso, mas apenas responsabilizá-los pode não resolver o problema.
Na verdade, isso seria tratar o efeito e não a causa. O ideal mesmo é que eles sejam conscientizados, e até mesmo, incentivados a não cometer determinados erros.
Ás vezes, uma simples distração pode fazer com que algo comum se torne muito grave. Então, invista em projetos de prevenção e conscientização desses funcionários, para que dessa forma as falhas sejam evitadas e o seu negócio não sofra prejuízo por conta de erros que passaram despercebidos no decorrer do processo de reforma de pneus.
2 – Precisa haver um acompanhamento mais específico
O acompanhamento manual e pessoal, feito por funcionários, pode continuar sendo aplicado, porém, a maioria das empresas está trabalhando com uma forma de acompanhamento mais automatizada.
Hoje em dia, já existem alguns sistemas informatizados que fazem todo o monitoramento dos diferentes processos envolvidos na reforma de pneus.
Muitos deles conseguem manter um controle bem específico dentro de cada setor, facilitando assim, a descoberta de algum erro durante a reforma do pneu, em qualquer etapa do processo.
LEIA TAMBÉM: COMO OTIMIZAR O TEMPO DE SERVIÇO E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA SUA REFORMADORA DE PNEUS.
3 – Informatizar todos os dados e processos da empresa
Trabalhar com máquinas e equipamentos modernos está se tornando cada vez comum dentro das empresas, inclusive na parte de recebimento, cadastramento e acompanhamento do produto.
Portanto, informatizar todos os dados e processos de sua recapadora, vai tornar seu serviço muito mais ágil e até o tempo de reforma de cada pneu poderá ser reduzido.
Seguindo direitinho as dicas dadas acima, você terá boas chances de fazer com que os processos de reforma de pneus da sua recapadora passem a atuar de forma integrada, para garantir um produto final de qualidade e seguro para os seus clientes.
Lembre-se que esse tipo de serviço é muito procurado, uma vez que muitas pessoas preferem fazer uma reforma em seus pneus, do que adquirir outro novo. Então, quanto melhor for o serviço oferecido, mais consumidores estarão satisfeitos; principalmente quando conseguirem um bom resultado nas estradas.
Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências envolvendo esse assunto!
Solicite também uma apresentação do sistema VULCANO e veja como você pode ter mais segurança e resultados em sua reformadora de Pneus!