Custos extras com pneus: Saiba como evitar seguindo essas dicas incríveis
03/08/2017 |
Gestão
Reforma de Pneus
Todos os componentes de um veículo devem receber uma manutenção periódica para que funcionem bem e não comprometam o seu desempenho geral. Especialmente os motoristas que fazem viagens muitos longas e com frequência devem ter atenção. Se você perder algum prazo de manutenção pode correr algum risco ou incômodo de ter custos extras com pneus, por exemplo.
Mas se você não quer passar por situações como essa e acaba tendo que gastar mais do que deveria com o seu veículo, então recomendo que leia esse post até o final para conferir quais são os cuidados que você deve ter para evitar custos extras com pneus.
No outro artigo, falamos quais são os cuidados especiais que os pneus de caminhão devem receber e agora, vamos tratar das principais recomendações para você ficar atento e não gastar nem um centavo a mais com os pneus que utiliza. Confira!
Principais cuidados para evitar custos extras com pneus
- Monitorar os pneus com frequência
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que, como os pneus são os componentes que mantêm o carro em contato com o solo, eles estão sujeitos a um desgaste maior em relação a outras peças do veículo.
Exatamente por estarem em contato com o chão, alguns pequenos objetos podem ficar grudados e danificar os pneus de várias formas.
Para evitar que esses danos, como as perfurações, aconteçam no seu veículo e se tornem cada vez mais graves, você precisa verificar com frequência como está a superfície dos pneus. Desta forma, vai conseguir evitar imprevistos e custos extras com pneus.
Se notar um desgaste acentuado nos seus pneus, a dica é troca-los. Mas se a grana estiver curta, então uma outra opção seria a recapagem dos pneus. Este é um serviço que proporciona os mesmos resultados de um pneu novo, só que bem mais em conta.
- Rodízio de pneus
Uma das medidas mais eficazes para evitar que aconteçam custos extras com pneus é fazer o rodízio deles. A recomendação é que eles passem por todas as posições para impedir desgastes irregulares.
É muito importante seguir as orientações presentes no manual de cada veículo, mas recomendamos que o rodízio seja feito entre cinco e dez mil quilômetros rodados. Dessa forma, você terá mais segurança para trafegar com o seu veículo.
VEJA TAMBÉM: RODÍZIO DE PNEU DE CARRO, PORQUE E COMO FAZER?
- Trocar os pneus
O rodízio de pneus otimiza o rendimento e prolonga o tempo de vida útil deles. Mas ainda assim, os seus pneus deverão ser trocados quando estiverem completamente desgastados.
As trocas devem ser feitas a cada dez mil quilômetros percorridos e é preciso estar atento para a realização de outras medidas neste momento:
1- Novas válvulas de ar devem ser colocadas;
2 - O veículo deve ser alinhado para ter a direção regulada bem como a suspensão e balanceamento. Desta forma, o pneu e a roda estarão em equilíbrio para funcionarem.
Como falamos mais acima, caso você não esteja em condições de fazer a troca de pneus, por ser um procedimento caro, a dica é optar por alternativas mais baratas, como a reforma de pneus, que gera o mesmo efeito, sendo bem mais barato do que fazer a troca dos pneus do seu veículo.
- Pressão nos pneus
É necessário calibrar os pneus com frequência para que seja possível controlar a pressão interna deles.
Lembre-se que tanto a pressão baixa quanto a em excesso podem danificar seriamente os pneus e o seu veículo. O ideal, então, é manter a calibragem adequada para o seu veículo, até mesmo para evitar qualquer problema e custos extras com pneus no futuro.
É interessante ressaltar que cada veículo pode vir com uma recomendação de fábrica diferente e, por isso, é indicado que os motoristas sigam as instruções contidas nos manuais e verifiquem a etiqueta de calibragem.
Contudo, a indicação é que a calibragem seja feita a cada semana para permitir que os pneus durem mais tempo. É importante também que ela seja realizada com os pneus frios, sem que eles tenham percorrido uma longa distância.
- Veículos parados
As nossas recomendações são importantes para manter o seu veículo funcionando bem e elas se referem, basicamente, ao funcionamento dele, ou seja, para quando ele estiver em movimento.
Mas, saiba que também é importante tomar precauções para quando o veículo ficar parado por muito tempo.
Ou seja, você pode tomar medidas para evitar custos extras com pneus mesmo quando eles não estiverem sendo usados com frequência e ficarem um longo período parados na sua garagem.
A primeira dica para quem não vai usar o veículo por um tempo é deixá-lo em um local fresco e seco e evitar que os pneus tenham contato direto com a luz do sol. Da mesma forma, é recomendado mantê-los distantes de equipamentos elétricos e de materiais derivados do petróleo.
O petróleo e outros produtos químicos podem danificar a borracha dos pneus e, desta forma, esse contato pode fazer com que você tenha custos extras com pneus. Isso porque dependendo do dano causado, os pneus deverão ser substituídos por novos.
Fique atento!!!
Para não correr o risco de ter seu veículo apreendido e ser multado, verifique com frequência os pneus para garantir que eles estejam com o mínimo de 1.6 mm de profundidade exigido por lei.
Cuidados simples como os que foram citados acima, podem fazer toda a diferença no valor que você gasta com os pneus do seu veículo. Portanto, procure seguir estas recomendações e evite custos extras com pneus, afinal de contas, o país está enfrentando uma grave crise econômica e você não quer se tornar mais uma vítima dela, não é mesmo?!
Gostou do artigo? Vai seguir as recomendações acima para evitar custos extras com pneus? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências envolvendo esse assunto!